29 de dez. de 2010

Última Roda do Ano...

Salve, família!


Em breve vou atualizar o nosso blog com as fotos da última roda do ano, mas gostaria de antecipar para o Grupo como foi o evento.

O texto é grande, mas peço que todos leiam até o final...

A roda de ontem serviu para que todos notassem como está sendo visto o nosso Grupo dentro da capoeira da Bahia e mundial. Estou escrevendo para que toda a família Porto da Barra, ao redor do mundo, saiba o quão SÉRIO é a missão que temos nas mãos. Não pensem que quando vocês fazem uma roda e cantam uma quadra, um corrido acompanhado de um berimbau de ponta, sem pintura, sem enfeite, entre dois pandeiros de madeira de jenipapo, feito artesanalmente com couro de bode, vocês estão realizando um ato qualquer. Isso é resistência, é tradição, é valorização, chega a ser um ritual espiritual em memória ao Mestre Bimba, pessoal!

Hoje não tenho medo de afirmar que o GRUPO DE CAPOEIRA REGIONAL PORTO DA BARRA é o maior grupo de capoeira regional do mundo.

Nossa bandeira passou (e ainda passará, quem sabe) por um processo de “limpeza” natural, onde aqueles que não entenderam a nossa filosofia e linha de trabalho, caíram em seus melindres e usuras pessoais, simplesmente cuspindo no prato que comeram e dando as costas àquele que deu a “comida da regional” durante as suas vidas. Mas nosso Mestre Cabeludo está acima disso. Sempre fez, faz e fará o melhor para a capoeiragem, mesmo que a traição bata em sua porta vez ou outra. É como ele sempre diz: “por aqui passam os bons. Só os excelentes permanecem”. E o que aconteceu ontem, em nossa última roda de 2010, serve de lição para nós, os excelentes, que entram nas rodas da vida com a mesma capoeira herdada do Mestre Vermelho 27 e sem negar a raiz.

A roda, comandada pelo Mestre Cabeludo, contou com a presença de mais de 60 componentes do grupo. Dentre os graduados, estiveram os Professores Grande Branco, Coelho Cão, Apache e Crente, Formados Ratinho e Macarrão, Monitores Ni, Guerreira, Bago Mole, Pneu, Pisca Pisca, além de diversos Alunos Avançados.

O que chamou a atenção nesta roda foi a presença de mestres renomados da capoeira mundial, da linhagem direta do Mestre Bimba: Mestre Boinha, Mestre Agulhão, Mestre Otto, Mestre Siri e, mais marcante, Mestre Nenel. Também o grande nome do karatê baiano estava presente, o Mestre Ivo Rangel.

Todos falaram e destacaram o trabalho do Porto da Barra, dentro da capoeira regional. Mestre Agulhão afirmou que o nosso Grupo é o que ele tem mais carinho, pois “aprendeu a gostar pela seriedade do trabalho”.

Mestre Nenel falou que estava devendo a visita e que só a fez por entender que nosso Grupo segue a linha da regional deixada por seu pai, o Mestre Bimba. Como ele mesmo afirmou, “ninguém faz 100%, nem os Filhos de Bimba, mas estamos no caminho certo e todo grupo que se propõe a estar nesse caminho, merece respeito”.

Realmente foi um momento mágico, onde pudemos perceber que os olhos daqueles que beberam diretamente da fonte do Mestre Bimba, se voltam para o Porto da Barra por entenderem que aqui a Luta Regional Baiana é guardada.

Espero que todos entendam essas palavras e a importância delas. Estamos vivendo um novo momento e precisamos nos unir e manter o aço do berimbau reto, sem “firulas”, sem “evoluções”. Percebam que o que nos faz grande é a manutenção da essência da Regional e não a inclusão de elementos evoluídos. Mais vale a palavra do Mestre Otto, que nos disse que quando viu uma roda na Matriz, “viu o mesmo que via na Roça do Lobo”.

A festa foi até 1h da manhã, na beira da praia, com som, churrasco, muito bate-papo e alegria... Como o espírito Porto da Barra de ser manda. Tudo isso, pasmem, com a presença da Turma de Bimba.

E assim foi a nossa última roda. Assim nos despedimos de 2010, conscientes de todo o trabalho que o Grupo vem realizando e da estrada que temos pela frente.

A toda família Porto da Barra, nosso axé!

Feliz Ano Novo!

Professor Crente
Secretário Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário